V ENCONTRO CRESPOS CACHEADOS É REALIZADO NO MEMORIAL DA BALAIADA EM CAXIAS

No último domingo (18), o grupo Crespos Cacheados realizou o V encontro abordando o tema sobre identidade negra, representantes do movimento negro nas mais diversas áreas como: música, teatro, ensino/pesquisa, militância, além disso, foi comemorado os 3 anos de fundação do grupo, onde os encontros têm o intuito da troca de experiências por meio de rodas de conversas sobre empoderamento, cuidados com o cabelo e a autoestima.

Segundo Domingos Junior, membro e diretor de comunicação do Crespos e Cacheados, o evento contou com um publico de 200 pessoas, entre membros do grupo e visitantes. “Ontem foi muito gratificante ver que o grupo está conquistando mais espaço em Caxias, bem como em outros municípios próximos. Muitas pessoas que não conheciam o grupo, passaram a conhecer, a querer fazer parte do nosso movimento”.

A escolha do local foi proposital por conta do contexto histórico do memorial.

IMG-20181119-WA0018
Memorial da Balaiada, V Encontro Crespos Cacheados. foto/reprodução:

CONCURSO GAROTA E GAROTO CRESPOS CACHEADOS

O concurso acontece antes do evento e os participantes, que fazem parte do grupo, disputam o título de garota e garoto crespo cacheados com votação aberta no instagram. Os ganhadores passam a representar o grupo participando de ações, eventos, palestras. “Durante o evento acontece o desfile e apresentamos o novo casal C/C”. conta Domingos Junior.

Raylana Ravena foi eleita a garota deste ano e conta a importância de carregar esse título. “Tanto o grupo quanto o concurso representa e instiga a resistência contra ideologias opressoras de padrões, como a eurocêntrica, por exemplo. Sendo o nosso padrão “natural” com características afrodescendentes, somos alvo de diversas críticas de um determinado molde de padrão de beleza. E por temos um histórico desafiador com ideologias que ainda tentam oprimir o nosso empoderamento, é importante validar o processo de auto aceitação e percepção crítica desses moldes impostos de belezas irrevogáveis. Ser garota C/C representa a oportunidade de termos visibilidade sobre os nossos próprios moldes de beleza, valorizando sobretudo o nosso natural”.

Para Eduardo Pessoa, garoto crespos cacheados, o concurso se tornou uma superação, acreditando na sua beleza e se valorizando. “No início eu não queria participar do concurso, me achava muito abaixo dos outros candidatos, aprendi a me amar mais com esse concurso, passei a ter uma visão diferente e agora temos a responsabilidade de representar cada cabelo crespo e cacheado.

IMG-20181119-WA0024
Eduardo Pessoa e Raylana Ravena, Garoto e Garota Crespos Cacheados. foto/reprodução:
IMG-20181119-WA0019
Membros do grupo Crespos Cacheados. foto/reprodução:

Por: Vinícius Santos

Deixe um comentário